25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioBahia
5 min de leitura

Câmara de São Gonçalo realiza sessão especial em alusão ao Outubro Rosa com foco na prevenção ao câncer de mama

Evento reuniu autoridades, profissionais de saúde e comunidade para reforçar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde da mulher

Redação:
quinta-feira, 23 de outubro de 2025 às 07:07
Imagem de Câmara de São Gonçalo realiza sessão especial em alusão ao Outubro Rosa com foco na prevenção ao câncer de mama

A Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos realizou uma sessão especial em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial dedicada à conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contou com a presença do prefeito Tarcísio Pedreira, do presidente da Câmara Gilson Cazumbá, da secretária municipal de Saúde Camila Farani, e do médico mastologista Dr. Julian Maurílio, além de vereadores, profissionais de saúde e representantes da comunidade.

Durante a sessão, o prefeito Tarcísio Pedreira, que também é médico, destacou a relevância do debate e da informação para salvar vidas.

“O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no mundo e também o que mais mata no Brasil — são cerca de 20 mil mortes por ano. É preciso falar sobre isso, orientar e reforçar a importância do autoconhecimento do corpo. A mulher que faz o autoexame regularmente pode identificar alterações cedo e buscar o médico a tempo”, afirmou.

O prefeito também ressaltou que a rede municipal de saúde está preparada para acolher e tratar pacientes diagnosticadas com a doença.

“Nós realizamos cirurgias de retirada de nódulo de mama no hospital de São Gonçalo, e, quando o caso exige encaminhamento, a Secretaria de Saúde garante o suporte necessário. Nosso objetivo é oferecer acolhimento e tratamento com dignidade”, explicou.

Tarcísio ainda reforçou a importância de hábitos saudáveis como forma de prevenção.

“Cigarro, álcool, obesidade e sedentarismo são fatores de risco. Além disso, quem tem histórico familiar precisa iniciar o rastreamento mais cedo. O câncer de mama pode ser identificado com facilidade se a mulher conhece o seu corpo e faz os exames com regularidade”, completou.

Durante o evento, o prefeito destacou o Programa Especialista nos Bairros que leva atendimento especializado para as comunidades, incluindo exames preventivos, ultrassonografias e consultas ginecológicas.

“O programa leva médicos, ginecologistas e exames até os povoados. Isso facilita o acesso, principalmente para quem mora na zona rural e não tem condições de se deslocar até o centro. É um programa municipal que deu certo e veio pra ficar”, destacou Tarcísio.

O presidente da Câmara, Gilson Cazumbá, ressaltou o papel da Casa Legislativa na promoção de debates que impactam a vida da população.

“Esta sessão especial nasceu do desejo de contribuir com a conscientização. Fiquei muito feliz com a adesão das pessoas e dos profissionais de saúde que dedicaram a manhã para orientar sobre prevenção. Nosso objetivo é claro: é melhor prevenir do que remediar”, afirmou.

Cazumbá também destacou que a Câmara tem buscado aproximar-se cada vez mais da comunidade.

“A Câmara é a casa do povo. Por isso, fazemos questão de trazer a população para participar, assistir e aprender. Quem não pode vir acompanha pelas redes sociais. É assim que cumprimos nosso papel de cidadania”, reforçou o presidente.

A secretária de Saúde, Camila Farani, destacou a importância do autoexame.

“É importante que todas as mulheres façam o mesmo. Em São Gonçalo, realizamos preventivos e ultrassons de mama regularmente nas unidades de saúde. O cuidado começa com a informação”, destacou.

Camila reforçou ainda que o município oferece suporte completo às mulheres, desde exames até encaminhamentos especializados.

“Temos médicos e enfermeiros capacitados, nutricionistas e ações de promoção à saúde da mulher. Também ofertamos vacinação contra o HPV, fundamental na prevenção de alguns tipos de câncer”, acrescentou.

O mastologista Dr. Julian Maurílio enfatizou a importância da detecção precoce, principal fator para o sucesso no tratamento.

“O diagnóstico precoce é o que salva vidas. Quando a mulher conhece o próprio corpo, faz mamografia e mantém acompanhamento regular, as chances de cura ultrapassam 95%. A prevenção precisa ser rotina, não exceção”, alertou.

O médico também destacou o papel da mamografia e a ampliação do acesso a exames.

“Foi uma vitória da Sociedade Brasileira de Mastologia garantir que o Ministério da Saúde recomendasse a mamografia a partir dos 40 anos. Antes era só a partir dos 50. Isso salva muitas mulheres, inclusive jovens”, explicou.

Ao final, Dr. Julian reforçou que prevenir é um ato de amor próprio.

“Cuidar da saúde é cuidar da vida. A mudança começa com hábitos saudáveis, informação e atitude”, concluiu.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.