24/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
4 min de leitura

Governo do Estado autoriza convênio para construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana

O investimento inicial é de R$ 91 milhões, resultado de uma união entre governo estadual, governo federal, prefeitura, Santa Casa e empresários.

Redação:
quinta-feira, 27 de novembro de 2025 às 11:20
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Governo do Estado da Bahia e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana formalizaram o convênio para a construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO). A nova unidade vai ampliar significativamente o atendimento de pacientes com câncer no interior do estado, reforçando a assistência oferecida na atual rede oncológica.

O hospital terá 90 leitos, 20 leitos de UTI, seis salas cirúrgicas, além de áreas para radioterapia, quimioterapia, ressonância, tomografia e exames especializados para diagnóstico do câncer. O investimento inicial é de R$ 91 milhões, resultado de uma união entre governo estadual, governo federal, prefeitura, Santa Casa e empresários.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o significado da data e a importância de ampliar o atendimento à doença no estado.

Fotos: Rafael Marques e André Silva

“É um dia especial para o combate ao câncer. Hoje todos nós temos alguém próximo enfrentando essa doença. Precisamos investir e ampliar o cuidado, principalmente com diagnóstico precoce. Esse hospital vai atender mais de setenta municípios. Feira de Santana sai na frente.”

O governador também lembrou a parceria com lideranças e o setor empresarial.

“Essa obra nasce da união de forças. Aqui não tem partido. A prioridade é cuidar das pessoas, sobretudo as que não têm plano de saúde.”

A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, ressaltou a relevância da unidade para o interior da Bahia.

Fotos: Rafael Marques e André Silva

“Feira se reafirma como um polo de alta complexidade. O novo hospital soma-se à Unacon, ao Dom Pedro e ao HEC, que já realiza mais de dez mil quimioterapias por ano. Aqui serão mais de 30 mil radioterapias e 36 mil quimioterapias realizadas.”

Roberta também reforçou que este é o maior marco recente do estado no combate ao câncer.

“Hoje celebramos investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões em oncologia na Bahia. É uma vitória da população.”

O secretário de Saúde do município, Rodrigo Matos, que já foi provedor da Santa Casa, celebrou o avanço.

Fotos: Rafael Marques e André Silva

“É um dia de muita emoção. Sonhar grande é importante, mas realizar é melhor ainda. Este hospital vai servir a toda a Bahia, garantindo qualidade de vida e esperança para quem precisa.”

O prefeito José Ronaldo destacou o impacto regional: “Essa ampliação é muito, muito importante. Não só para Feira, mas para setenta municípios atendidos aqui.”

Fotos: Rafael Marques e André Silva

O deputado federal Zé Neto, que destinou recursos da bancada baiana para a obra, também comemorou.

“Estamos entregando mais de R$ 10,6 milhões apenas da nossa parte para esse hospital. Feira merece, hoje é política de lado e o povo em primeiro lugar.”

Fotos: Rafael Marques e André Silva

Representando o Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, anunciou apoio federal contínuo.

“Estamos apoiando com recursos iniciais de R$ 34 milhões. A estrutura vai se credenciar com a UNACON, o serviço mais completo em oncologia do país.”

Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva
Fotos: Rafael Marques e André Silva

*Com informações dos repórteres André Silva e Rafael Marques

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.