23/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioBrasil
2 min de leitura

Invasão ao sistema de pagamento do governo desviou dinheiro que seria usado para pagar servidores

Valores desviados ainda não foram informados

Redação:
terça-feira, 23 de abril de 2024 às 08:00
Imagem de Invasão ao sistema de pagamento do governo desviou dinheiro que seria usado para pagar servidores

Investigações indicam que os invasores que conseguiram acessar o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) transferiram recursos que seriam usados para o pagamento salarial de servidores. Parte do dinheiro transferido foi bloqueado a tempo após a identificação da fraude. Os valores não foram informados.

O caso foi revelado nesta segunda-feira (22) pelo jornal "Folha de S.Paulo". O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o caso não se trata de um ataque hacker. “O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso”, declarou a jornalistas antes de sair para reunião no Palácio do Planalto. 

Segundo investigações da Polícia Federal (PF), o primeiro acesso foi feito no dia 5 de abril. Na época, a PF instaurou um inquérito para investigar o caso. A suspeita é de que o acesso foi feito por meio da credencial de servidores, por meio de alguma fraude ou clonagem de chaves de acesso.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o episódio não configura falha de segurança, mas sim uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular.

*Com informações Metro 1

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.