25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioPolítica
1 min de leitura

Lula escolhe Teresa Leitão para liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

Senadora pernambucana assume articulação política no Congresso em meio a mudanças na base governista e debate de projetos prioritários do Planalto

Redação: De olho na cidade
quinta-feira, 25 de junho de 2026 às 12:56
Imagem de Lula escolhe Teresa Leitão para liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner
Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para exercer a liderança do governo no Senado Federal. Ela substitui o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função após atuar na articulação política da base governista na Casa.

A comunicação foi feita por meio das redes sociais do presidente, que ressaltou o papel estratégico da nova líder na condução de pautas consideradas prioritárias pelo Executivo. Entre os temas citados estão propostas como o fim da jornada de trabalho no modelo 6x1 e a PEC da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional.

Segundo Lula, a senadora terá a responsabilidade de fortalecer o diálogo com parlamentares e impulsionar a tramitação de projetos alinhados às demandas sociais defendidas pelo governo federal.

A mudança ocorre após a saída de Jaques Wagner da função. O senador petista deixou o posto poucos dias depois de ser citado em investigações da Polícia Federal que apuram suposto favorecimento ao Banco Master durante sua atuação parlamentar. Wagner nega qualquer irregularidade e afirma que pretende concentrar esforços em sua defesa e no exercício do mandato no Senado.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.