23/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
2 min de leitura

Paciente do HEC realiza sonho de festa dos 15 anos com ensaio de debutante promovido pelo hospital

A ação emocionou pacientes, familiares e colaboradores.

Redação:
quinta-feira, 30 de outubro de 2025 às 10:01
Foto: JP Miranda
Foto: JP Miranda

A jovem Emilly Santos, paciente do Hospital Estadual da Criança (HEC), realizou um sonho na última terça-feira (28). Em tratamento oncológico desde dezembro de 2024, ela sempre quis comemorar seus 15 anos e a equipe multiprofissional do hospital decidiu transformar esse desejo em realidade. Os profissionais do setor organizaram uma surpresa: um ensaio fotográfico de debutante, com direito a vestido, coroa, parabéns e uma valsa ao lado do pai.

A ação emocionou pacientes, familiares e colaboradores. Mesmo tímida, Emilly descreveu a surpresa como um dos dias “mais felizes da sua vida”. “Fiquei muito feliz e emocionada por realizar esse sonho. Achei o vestido lindo, amei a coroa e tudo estava perfeito. Não sou de falar muito, mas foi um dia que nunca vou esquecer”, contou.

O senhor Valdir Jesus de Araújo, pai de Emilly, agradeceu ao hospital pela iniciativa. “Foi muito especial. Sempre sonhei com esse momento e, com todos os desafios que enfrentamos durante o tratamento dela, não imaginei que poderia acontecer aqui. Ver minha filha dançando comigo, feliz e com os olhos brilhando, foi um sonho realizado para toda a família. Não esperava algo tão lindo. Esse dia vai ficar marcado para sempre em nossas vidas”, afirmou.

“No HEC, o tratamento é também afeto, escuta e celebração da vida, porque cuidar é, acima de tudo, acreditar nos sonhos. Momentos como esse representam o verdadeiro sentido da humanização preconizada pelo SUS. A assistência vai além do tratamento clínico, envolve escuta, acolhimento e empatia. Ver o brilho nos olhos de Emilly e o sorriso da família nos lembra por que escolhemos cuidar”, destacou Eula Rayssa, coordenadora de Enfermagem da Oncologia do HEC e responsável por organizar o momento.

A ação faz parte do compromisso do HEC com o cuidado integral e a humanização da assistência médica, princípios fundamentados nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é 100% SUS, pertence à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e é gerida pela Liga Álvaro Bahia, instituição com mais de um século de atuação em prol da saúde infantil.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.