25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
2 min de leitura

Vereador Silvio Dias cobra interdição de Casa de Acolhimento após constatar risco para famílias em situação de rua

No local, atualmente estão abrigadas famílias brasileiras e cerca de 30 imigrantes venezuelanos da etnia Warao.

Redação:
quarta-feira, 03 de dezembro de 2025 às 11:21
Foto: JP Miranda
Foto: JP Miranda

O vereador Silvio Dias (PT), presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana, solicitou ao Ministério Público a interdição do Centro de Acolhimento Temporário para Pessoas em Situação de Rua, após constatar condições consideradas insalubres e perigosas para os moradores.

A vistoria foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, em conjunto com o Conselho Municipal da Mulher e com representantes das Comissões de Direitos Humanos e da Mulher da OAB/Feira. No local, atualmente estão abrigadas famílias brasileiras e cerca de 30 imigrantes venezuelanos da etnia Warao.

Segundo Silvio Dias, o prédio não oferece condições mínimas de acolhimento.

“Encontramos uma situação completamente irregular. O prédio parece mais um presídio com grades, além de infiltrações, muita umidade e banheiros quebrados”, relatou o parlamentar.

O vereador afirmou ainda que a falta de pessoal para manutenção e limpeza agrava o cenário.

“Apenas um funcionário cuida de toda a limpeza de dois pavimentos com vários quartos. É impossível manter o local em condições adequadas dessa forma”, criticou.

Entre os pontos mais preocupantes está o risco de incêndio. De acordo com Silvio Dias, foram identificadas diversas ligações clandestinas e fios desencapados.

“Há uma quantidade imensa de gambiarras para alimentar equipamentos elétricos. Eles utilizam até fogão elétrico junto a roupas e outros objetos. O risco é iminente, ainda mais com crianças e famílias inteiras vivendo ali”, alertou.

O vereador reforçou que a situação coloca em perigo a integridade física dos acolhidos, que também enfrentariam dificuldades para evacuar o imóvel em caso de emergência.

Diante das irregularidades, o parlamentar pediu ao Ministério Público que realize uma nova inspeção e determine a interdição do prédio, obrigando o município a providenciar outro espaço.

“A prefeitura precisa encontrar um lugar adequado para acolher essas pessoas em situação de rua, sejam brasileiros ou estrangeiros”, destacou.

*Com informações do repórter JP Miranda

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.