25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
3 min de leitura

Divisão de Controle Epidemiológico detalha ações focadas em animais soltos em vias públicas de Feira de Santana

Setor reforça ações educativas e alerta para riscos à saúde e à segurança

Redação:
quinta-feira, 23 de outubro de 2025 às 06:27
Fotos: Divulgação/SMS
Fotos: Divulgação/SMS

A presença de animais de grande porte, como cavalos e vacas, transitando livremente por ruas e avenidas de Feira de Santana tem se tornado uma preocupação constante das autoridades municipais. Com o objetivo de preservar a segurança viária e proteger a vida de pedestres e motoristas, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio do serviço de recolhimento de animais de grande porte, realizou na tarde desta quarta-feira (22) uma operação na região da Lagoa Grande. A ação resultou na remoção de dois cavalos que estavam soltos na via pública, após denúncias de moradores sobre a presença recorrente de animais na localidade.

De acordo com Verena Leal, chefe da Divisão de Controle Epidemiológico do município, o tema vem sendo tratado com seriedade e de forma conjunta entre diferentes órgãos públicos, incluindo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “A gente observa que essa é uma problemática frequente, e que temos tratado com cuidado para minimizar os riscos que esses animais apresentam à sociedade”, afirmou.

Verena destacou que a circulação de animais soltos em vias urbanas representa riscos não apenas de acidentes, mas também de transmissão de zoonoses, já que muitas vezes não se conhece a procedência nem as condições de saúde desses bichos. “Esses animais podem trazer diversos riscos, tanto de caráter relacionado a acidentes quanto de doenças, porque a gente não sabe o cuidado que esses animais têm — ou se têm cuidado algum”, alertou.

A gestora explicou que o município vem realizando ações educativas e de sensibilização em pontos estratégicos, onde há maior incidência de animais nas vias. O objetivo é conscientizar a população sobre o problema e reforçar a responsabilidade dos tutores. “Estamos insistindo nessas ações, orientando e conversando com a comunidade para que compreenda que o tutor é responsável pelo animal e também pelos riscos que ele oferece em espaços públicos”, pontuou.

Segundo Verena, parte dos animais soltos não é de rua, mas pertence a pessoas que permitem que pastem livremente, o que aumenta as chances de acidentes. Nesses casos, quando os animais são recolhidos pelo CCZ, o tutor precisa pagar uma multa para reaver a posse, como forma de responsabilização e estímulo ao cuidado.

A Divisão de Controle Epidemiológico reforça que as ações de monitoramento e orientação continuarão sendo intensificadas. “Nós estamos atentos ao que vem acontecendo e vamos seguir com esse trabalho para sensibilizar a população e minimizar os efeitos desse problema no município”, concluiu Verena Leal.

A população pode acionar o serviço de recolhimento de animais de grande porte por meio do aplicativo Feira Conectada ou pelo número 156, disponível todos os dias da semana. O atendimento também pode ser solicitado pelos telefones (75) 3617-3237(fixo) e (75) 99851-8583 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

*JP Miranda/ De Olho na Cidade

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.