25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioBahia
4 min de leitura

Empresário alerta para falta de planejamento em praias de Saubara no período do verão

Aumento de até dez vezes na população preocupa moradores e empresários em Cabuçu

Redação:
terça-feira, 06 de janeiro de 2026 às 13:30
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O aumento expressivo de visitantes nas praias de Cabuçu (Saubara), Bom Jesus e Monte Cristo durante o período de festas e férias volta a expor um problema antigo na região: a insuficiência de infraestrutura para atender a alta demanda. O alerta foi feito pelo empresário Roberto Carlos, que frequenta a localidade há quase 30 anos e mantém residência própria na praia.

Segundo ele, os transtornos enfrentados no fim de ano, como falta de água, quedas de energia e acúmulo de lixo, não são novidade e se repetem há décadas.

“Eu tenho em torno de 25 a 30 anos que frequento toda essa região. Ao longo de todo esse tempo, sempre foi a mesma situação no final de ano: falta de energia, lixo acumulado e falta de água”, relatou.

Roberto explicou que o problema está diretamente ligado ao crescimento abrupto da população em poucos dias. Enquanto a cidade de Saubara e seus distritos convivem, durante a maior parte do ano, com uma população estimada entre 12 mil e 14 mil habitantes, esse número dispara no fim de dezembro.

“Do dia 23 de dezembro até 4 de janeiro, essa região é praticamente invadida por mais de 150 a 200 mil pessoas. Desses visitantes, cerca de 90% vêm de Feira de Santana e os outros 10% de diversas regiões da Bahia”, destacou.

De acordo com o empresário, os serviços públicos não acompanham essa mudança repentina.

“A prefeitura está acostumada a recolher lixo de 12 mil pessoas. De uma hora para outra precisa recolher de 150 mil. A energia é gerada para uma cidade pequena, a água também. É impossível não haver problemas”, afirmou.

Apesar de reconhecer o esforço do município, Roberto Carlos defende que a solução passa pela atuação conjunta de diversas esferas do poder público.

“Eu acho que o prefeito de Saubara precisa fazer gestões bem antes com o Governo do Estado, com a Coelba, com a Embasa e também buscar apoio para resolver a questão do lixo. Sozinha, a prefeitura não vai conseguir resolver um problema que já existe há mais de 20 anos”, avaliou.

Frequentador assíduo da região, o empresário afirma que acompanha a realidade local durante todo o ano.

“Eu frequento Cabuçu de janeiro a janeiro. Quase todo fim de semana estou lá, faça sol ou chuva. É meu refúgio, meu descanso. São praias lindas, maravilhosas”, disse.

Roberto também ressaltou o enorme potencial turístico da área.

“Quando você está em Cabuçu, Bom Jesus ou Monte Cristo, está de frente para 56 ilhas da Baía de Todos-os-Santos. Em uma hora de passeio de barco é possível visitar de 10 a 15 ilhas. São praias belíssimas, um banho maravilhoso”, pontuou.

Para ele, o turismo aquecido gera retorno econômico significativo, o que reforça a necessidade de investimentos estruturais.

“Nesse período de festas, a economia gira muito. Aluguel de casas, pousadas, venda de comida e bebida. O município arrecada, o Estado arrecada. Então o retorno existe, falta apenas a devida atenção”, reforçou.

O empresário defendeu maior envolvimento político, principalmente de representantes de Feira de Santana.

“90% de quem frequenta Cabuçu é de Feira. Esse povo vota em deputados de Feira. Então esses deputados precisam fazer gestões junto ao governador para que essa região turística maravilhosa receba a prioridade que merece”, concluiu.

A equipe do De Olho na Cidade entrou em contato com a prefeitura de Saubara para esclarecimentos sobre a situação relatada pelo empresário e aguarda retorno.

Leia também:

Empresário feirense se reúne com prefeito de Saubara para discutir melhorias em Cabuçu

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.