A ação contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana
Enquanto a multidão curtia os festejos juninos do São João de São José durante quatro noites de muita animação, entre os dias 20 e 23 deste mês, um verdadeiro “exército” de 100 recicladores, entre homens e mulheres, contribuía para que a Praça do Forró permanecesse sempre limpa e, ao mesmo tempo, garantisse uma renda extra para suas famílias. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
A iniciativa foi resultado da união de esforços entre as entidades Ginga Recicla, dirigida por Mestre Paraná, e a Rede Sol. Enquanto o público voltava os olhos para o palco para acompanhar as apresentações dos artistas que animavam as noites de festa, os recicladores permaneciam atentos ao chão, recolhendo latinhas de alumínio e garrafas PET descartadas ao longo do circuito.
O presidente da Ginga Recicla, Mestre Paraná, destacou a importância social e ambiental da iniciativa.
“É uma oportunidade de gerar trabalho para 100 pessoas e garantir uma renda extra. Recolhendo latinhas de alumínio e garrafas plásticas, tornamos os festejos juninos mais sustentáveis e contribuímos para a preservação do meio ambiente em Feira de Santana”, ressaltou.
Para os recicladores, a oportunidade de atuar durante os festejos juninos representa uma importante fonte de renda, sem abrir mão da diversão proporcionada pela festa.
“Aqui é muita animação. Escolhemos um lugar para circular e, enquanto as pessoas se divertem e gastam, nós garantimos o nosso sustento”, destacou Maria José de Souza, que já possui experiência no trabalho com reciclagem de materiais descartáveis.
Além de contribuir para a limpeza do espaço e para a destinação correta dos resíduos recicláveis, a iniciativa reforça a inclusão social e a geração de renda, transformando os festejos juninos em um ambiente mais sustentável e solidário para todos.