25/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
3 min de leitura

Presidente da Câmara defende audiência pública sobre fim do arrastão da Micareta de Feira de Santana

O tema foi debatido na última sessão da Casa, em meio às mudanças previstas para o evento, incluindo a nova data confirmada para novembro de 2026.

Redação:
quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 12:00
Imagem de Presidente da Câmara defende audiência pública sobre fim do arrastão da Micareta de Feira de Santana

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Marcos Lima, defendeu a realização de uma audiência pública para discutir a possível extinção do tradicional arrastão da Micareta, que ocorre na segunda-feira após os dias oficiais da festa. O tema foi debatido na última sessão da Casa, em meio às mudanças previstas para o evento, incluindo a nova data confirmada para novembro de 2026.

Segundo Marcos Lima, é fundamental que a decisão sobre o futuro do arrastão envolva não apenas o poder público, mas também a população e os setores econômicos que são impactados pela festa.

“Eu sugeri que fosse feita uma audiência pública, ouvindo a população e também os empresários, para que a Câmara possa tomar uma decisão embasada. O Legislativo representa o povo, e um evento tão importante como a Micareta precisa ser discutido com todos os segmentos”, afirmou.

Foto: Isabel Bomfim

O presidente reconheceu que há opiniões divergentes entre os vereadores sobre o tema. Um dos parlamentares que tem se posicionado contra o fim do arrastão é o vereador Lulinha, que vem defendendo a manutenção do evento por considerá-lo parte da tradição micaretesca da cidade.

Apesar disso, Marcos Lima se mostrou pessoalmente favorável à extinção do arrastão.

“Sou favorável que deixe de existir a segunda-feira de arrastão, já que é um dia útil e muitos comerciantes acabam tendo prejuízos. Mas reforço: a decisão precisa ser construída de forma democrática, com base na escuta da população”, declarou.

Sobre a mudança da Micareta para novembro, o presidente também se posicionou de forma positiva.

“Sou totalmente favorável à mudança da data. Abril é um período de muitas chuvas, o que causa transtornos para os foliões e para a estrutura da festa. Em novembro, podemos ter uma Micareta ainda mais atrativa, inclusive para visitantes de outros estados”, destacou.

A proposta de realizar uma audiência pública sobre o tema deve ser discutida nos próximos dias entre os vereadores. A decisão final sobre o futuro do arrastão deve envolver a Prefeitura e a Câmara, que, segundo Marcos Lima, “tem o dever de participar de tudo o que diz respeito à cidade”.

*Com informações do repórter JP Miranda

Leia também:

Entidades de classe pedem ao Governo o fim do “Arrastão” na Micareta

Vereador defende manutenção do arrastão da Micareta de Feira de Santana

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.