Estratégia do Governo do Estado levou testagem rápida, orientação e atendimento especializado a 16 municípios, com mais de 230 diagnósticos positivos identificados.
As ações de saúde desenvolvidas pelo Governo da Bahia durante os festejos juninos já resultaram na realização de 21.213 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) até o último sábado (20). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento de doenças como HIV, sífilis e hepatites virais.
Os atendimentos foram disponibilizados em 16 cidades baianas que concentram grandes celebrações de São João, entre elas Cruz das Almas, Amargosa, Senhor do Bonfim, Serrinha, Cachoeira e Conceição do Jacuípe. Além dos exames, as equipes de saúde distribuíram preservativos e orientaram a população sobre medidas preventivas, incluindo o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
De acordo com a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Rivia Barros, o serviço oferecido vai além da realização dos testes. Segundo ela, os usuários recebem acolhimento, orientação e acompanhamento, independentemente do resultado obtido.
Nos casos em que houve diagnóstico positivo, os pacientes foram encaminhados para dar início ao tratamento. Para pessoas com sífilis, o atendimento já permite que a terapia seja iniciada no próprio posto de testagem, agilizando o cuidado e reduzindo riscos de transmissão.
Os dados apontam que 234 exames apresentaram resultado reagente. Desse total, 214 foram para sífilis, seis para HIV, sete para hepatite B e outros sete para hepatite C.
Além das ações preventivas, a estrutura de saúde estadual também foi reforçada para atender ocorrências relacionadas às festas juninas. Dois postos de urgência foram instalados em Salvador, nos bairros de Paripe e Pelourinho, registrando 44 atendimentos nos primeiros dias de funcionamento, principalmente por casos de dor de cabeça e dores abdominais.
A rede hospitalar estadual também permaneceu mobilizada durante o período. Foram registrados atendimentos de cinco pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e de uma pessoa no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, em situações associadas às comemorações juninas.