22/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
3 min de leitura

Secretário de Saúde avalia 2025 como ano de reconstrução da rede pública em Feira de Santana

Rodrigo Matos destaca requalificação de unidades, melhorias no TFD e fortalecimento da infraestrutura da saúde municipal.

Thaciane MendesRedação: Thaciane Mendes
quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 às 12:02
Imagem de Secretário de Saúde avalia 2025 como ano de reconstrução da rede pública em Feira de Santana

O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, fez um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo de 2025, ressaltando que o ano foi marcado pela reorganização da rede e por entregas estruturantes em diversas áreas do sistema público de saúde.

Segundo o secretário, mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram totalmente requalificadas até o fim do ano, com previsão de novas entregas até o dia 29 de dezembro. Ele explicou que as intervenções vão além de reparos estéticos.

“Quando a gente fala em requalificação, não é só pintura ou capinação. É mudança na estrutura elétrica, hidráulica, ampliação de ambientes. São intervenções completas”, afirmou.

Rodrigo Matos destacou ainda a requalificação de equipamentos estratégicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que passou por melhorias após um incêndio, e o Centro de Zoonoses, que não recebia intervenções há cerca de 20 anos.

“Fizemos uma requalificação intermediária no SAMU, mas ele ainda passará por uma intervenção maior e mais estrutural”, explicou.

O secretário também citou o início das obras de duas UBSs de grande porte, nos bairros Parque Xauá (região do Papagaio) e Jardim Brasil, além da construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim Acácia.

“Foi um ano de muito trabalho, com entregas em todas as áreas. A gente atuou na infraestrutura das unidades, no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), no SAMU, no Centro de Zoonoses. Foi um trabalho amplo”, concluiu.

A respeito do TFD, o secretário destacou que as queixas relacionadas ao serviço diminuíram de forma significativa em 2025. De acordo com ele, a renovação da frota foi fundamental para melhorar o serviço.

“Aquele grave problema crônico de ônibus que quebravam o tempo inteiro e impediam as pessoas de chegar às consultas foi reduzido de forma significativa”, destacou.

No último mês, a Prefeitura autorizou a compra de um novo ônibus adaptado para pessoas com deficiência, além da entrega de vans e ambulâncias.

“Muita gente falou que foi só o micro-ônibus, mas não foi. Foram vans, ambulâncias e outros veículos. Isso fez com que praticamente as queixas relacionadas ao TFD sumissem”, afirmou.

O secretário reconheceu que ainda existem desafios, mas ressaltou que o cenário atual é muito diferente do encontrado no início da gestão.

“Ainda temos problemas, não vou negar. Mas aquele problema crônico que existia foi enfrentado e melhorou muito”, disse.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.