27/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioEducação
3 min de leitura

Bahia reduz abandono escolar em quase 77% e registra avanço histórico no ensino médio público

Levantamento do Censo Escolar 2025 aponta queda na evasão, reprovação e atraso escolar, enquanto mais estudantes permanecem na escola e ampliam participação no Enem.

Redação: De olho na cidade
sexta-feira, 26 de junho de 2026 às 10:35
Imagem de Bahia reduz abandono escolar em quase 77% e registra avanço histórico no ensino médio público
Foto: reprodução/GOVBA

A rede estadual de ensino da Bahia apresentou uma melhora significativa nos indicadores de permanência e desempenho dos estudantes do ensino médio nos últimos três anos. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram uma forte redução nas taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série entre 2022 e 2025.

De acordo com o levantamento, o índice de estudantes que deixaram a escola antes de concluir o ano letivo caiu de 12,9% para 3%, representando uma das maiores reduções registradas no período. Também houve avanço na aprovação dos alunos, acompanhado da diminuição da reprovação, que passou de 16,3% para 4,6%.

Outro indicador que apresentou evolução foi a distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com idade acima da recomendada para a série em que estão matriculados. Na Bahia, esse índice recuou de 41,3% para 24%, refletindo uma maior regularização da trajetória escolar.

O cenário acompanha a tendência nacional. Em todo o país, o ensino médio público registrou queda de 62% na reprovação, redução de 61% no abandono escolar e diminuição de 28% na distorção idade-série. No mesmo intervalo, a taxa de aprovação cresceu 11%.

Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os números demonstram que um contingente maior de jovens está conseguindo permanecer na escola, avançar nos estudos e concluir a educação básica dentro do tempo esperado.

Na avaliação do Inep, os resultados estão relacionados à implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação, como a ampliação das escolas em tempo integral, programas de alfabetização, conectividade nas unidades de ensino e melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Outro programa apontado como fator importante para esse desempenho é o Pé-de-Meia. Na Bahia, mais de 714 mil estudantes já foram beneficiados pela iniciativa desde sua criação. Desse total, 52,7% são mulheres e 47,3% homens.

O levantamento também destaca o crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública para o Enem, além da redução da taxa de estudantes que deixam de retornar à escola no ano seguinte. Conforme o presidente do Inep, Manuel Palacios, esse indicador caiu 28% entre 2022 e 2025, evitando que milhares de jovens interrompessem os estudos. Segundo ele, caso o índice tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.