22/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
2 min de leitura

Centro de Zoonoses realizou castração de mais de 1.700 animais este ano

Animais cadastrados pela APA foram castrados nesta etapa

Victória SilvaRedação: Victória Silva
quarta-feira, 19 de outubro de 2022 às 12:02

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Prefeitura de Feira de Santana, realizou 1.750 castrações de cães e gatos de janeiro até meados de outubro deste ano. Nesta etapa, foram castrados apenas os animais cadastrados na APA (Associação Protetora dos Animais).

Segundo a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a castração, além de um método contraceptivo, é uma maneira de evitar um problema de saúde pública.

“Os animais se reproduzem de maneira rápida em um curto período, e a castração é a maneira mais eficaz para manter o controle populacional dos cães e gatos”, explica a coordenadora, que também é médica veterinária.

Durante o procedimento nos machos os testículos são retirados e nas fêmeas é feita uma ovariohisterectomia, que é a remoção dos ovários e útero. Os animais que passaram pela cirurgia devem ser levados por seus responsáveis à sede do órgão no prazo de dez dias para a retirada dos pontos.

Os donos devem fazer a troca do curativo, oferecer alimentação adequada e administrar os medicamentos regularmente neste período.

No momento o mutirão está encerrado, mas ainda há previsão de ampliar o serviço para os animais domésticos, sendo beneficiados os pets que obedeçam aos critérios estabelecidos pelo CCZ. Em breve o cadastro dos cães e gatos será anunciado pelo órgão.

*Com informações Secom

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.