27/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
4 min de leitura

Corpo de Bombeiros realiza formatura do Curso Internacional de Gestão de Operações de Incêndio em Feira de Santana

O curso faz parte do programa de capacitação internacional do CBMBA e teve como objetivo principal preparar oficiais para o gerenciamento de ocorrências de incêndio

Redação:
sexta-feira, 24 de outubro de 2025 às 11:23
Foto: Isabel Bomfim
Foto: Isabel Bomfim

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou nesta sexta-feira (24), no auditório do Ministério Público, em Feira de Santana, a cerimônia de formatura do Curso Internacional de Gestão de Operações de Incêndio (Cigoi 2025). A capacitação, iniciada em 13 de outubro, foi sediada no 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º BBM) e contou com a presença de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

O curso faz parte do programa de capacitação internacional do CBMBA e teve como objetivo principal preparar oficiais para o gerenciamento de ocorrências de incêndio, com foco na aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) — ferramenta utilizada para organizar e otimizar a gestão em situações de emergência.

De acordo com o coronel BM Nelzito Coelho Oliveira Filho, coordenador do curso, a formação vai além das técnicas de combate a incêndio.

Foto: Isabel Bomfim

“Esse curso é voltado para capacitar oficiais a gerenciarem ocorrências de incêndio. Além da parte técnica e tática, enfatizamos bastante o Sistema de Comando de Incidentes, que é a ferramenta que utilizamos para estabelecer a gestão das ocorrências de modo geral”, explicou.

O coronel destacou ainda que o conteúdo do curso permite que os oficiais atuem em diferentes tipos de situações.

“Apesar da ênfase nas operações de incêndio, a capacitação prepara nossos oficiais para gerenciar qualquer tipo de ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros, seja na área de salvamento ou na gestão de desastres”, acrescentou.

Foto: Isabel Bomfim

Ao todo, 28 oficiais participaram do curso, sendo 27 da Bahia e uma oficial do Corpo de Bombeiros de Goiás. Todos os 20 batalhões baianos foram contemplados com vagas, além da comissão temática que estuda o combate a incêndios urbanos.

A iniciativa contou com o apoio da sociedade civil organizada de Feira de Santana, com destaque para a empresa Pirelli e a construtora Belvedere, que contribuíram com a parte logística do curso.

“Essas parcerias mostram que a comunidade reconhece a importância de investir na capacitação dos bombeiros. Isso se reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou o coronel Nelzito.

Foto: Isabel Bomfim

Entre os principais temas abordados na formação, estiveram as técnicas de progressão em incêndios, métodos de extinção, tática operacional e a integração entre diferentes órgãos no atendimento às ocorrências.

“Trabalhamos muito a questão da gestão integrada, para que os oficiais saibam coordenar não só os recursos do Corpo de Bombeiros, mas também de outros órgãos envolvidos, como Polícia Militar, órgãos municipais e de trânsito”, pontuou o coordenador.

Foto: Isabel Bomfim

O coronel destacou que muitas das técnicas apresentadas já fazem parte dos cursos regulares da corporação, mas o curso trouxe um diferencial: preparar os oficiais que ocupam funções de comando para gerirem de forma mais eficaz os recursos e equipes disponíveis.

“O que trouxemos com esse curso é um aprofundamento na parte de gestão, para que os oficiais estejam melhor preparados para aplicar os recursos com as técnicas e táticas já aprendidas”, completou.

Foto: Isabel Bomfim

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.