A iniciativa, direcionada aos pacientes e seus familiares, marcou o Dia Nacional do Diabetes
O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), uma programação especial voltada ao fortalecimento do autocuidado e à prevenção das complicações do diabetes. A iniciativa, direcionada aos pacientes e seus familiares, marcou o Dia Nacional do Diabetes e reuniu uma série de serviços e orientações oferecidos por uma equipe multiprofissional.
Durante a programação, os participantes receberam orientações sobre a importância da alimentação equilibrada, baseada em alimentos naturais, e da prática regular de atividade física para o controle do diabetes, doença silenciosa que, quando não tratada adequadamente, pode provocar graves complicações à saúde.
“A nutrição é a base para o controle da doença e tem um impacto direto na qualidade de vida e na saúde da população”, afirmou a nutricionista Josinete Monteiro.
Segundo a profissional, a adoção de hábitos saudáveis, especialmente por meio de uma alimentação balanceada e mais natural, é essencial tanto para prevenir o desenvolvimento da doença quanto para auxiliar no controle glicêmico de quem já recebeu o diagnóstico. Ela alertou que a rotina cada vez mais acelerada tem levado muitas famílias ao consumo frequente de alimentos ultraprocessados, tornando indispensável a mudança dos hábitos alimentares.
Josinete Monteiro também ressaltou a importância de incentivar uma alimentação saudável desde a infância, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas ao longo da vida.
“É fundamental que as famílias se preocupem com a alimentação das crianças, pois é nessa fase que os hábitos alimentares começam a ser formados”, enfatizou.
Além das atividades educativas, os pacientes tiveram acesso a consultas com endocrinologista, atendimento nutricional, avaliação do pé diabético, atualização da carteira de vacinação, orientações jurídicas sobre os direitos da pessoa com diabetes e acompanhamento com profissionais do serviço social e da psicologia.
A coordenadora do CADH, Andréia Silva, destacou que a ação teve como objetivo promover educação em saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle da doença.
“Estamos realizando uma manhã de educação, prevenção e promoção à saúde, com as portas abertas para receber a população. É um momento de cuidado integral, de orientação sobre os riscos do diabetes, suas complicações e, principalmente, sobre como viver melhor. Cuidar hoje é garantir mais qualidade de vida amanhã”, afirmou.