A medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à imprensa
A Prefeitura de Feira de Santana anunciou uma série de ações voltadas à cultura, requalificação do centro da cidade e infraestrutura urbana. O destaque foi a decisão de desapropriar o prédio histórico da antiga Sociedade Filarmônica Vitória, na rua Conselheiro Franco, que será transformado no futuro “Palácio das Academias”.
O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante coletiva com representantes de diversos segmentos culturais e entidades de classe, como Associação Comercial, CDL, sindicatos e setor de bares e restaurantes.
Segundo o prefeito, o projeto de revitalização do centro está em andamento com diversas frentes de intervenção.

“Tive a oportunidade de reviver o decreto de desapropriação da área onde foi o colégio Santa Rosa, porque o projeto está em franco desenvolvimento para restauração desses prédios e a implantação do centro administrativo da Prefeitura”, afirmou.
José Ronaldo destacou ainda que outras ações estão em curso, como a recuperação de prédios históricos e praças.
“Já estamos com licitação encaminhada para a recuperação do antigo colégio Maria Quitéria, na praça Fróes da Mota, e de praças como a do Fórum João Barbosa de Carvalho e a Praça do Nordestino”, disse.
O ponto central do anúncio foi a declaração de utilidade pública do prédio da Filarmônica Vitória, fundado no século XIX, que dará lugar a um novo espaço voltado às academias de letras e instituições históricas da cidade.
“Nós vamos recuperar esse prédio e lá vai ser instalado o Palácio das Academias. Era um pleito antigo das pessoas que amam a cultura nessa cidade”, declarou o prefeito.
O decreto será publicado no Diário Oficial, e a equipe técnica já inicia o levantamento para restauração.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, destacou a importância da iniciativa.

“É um momento importante, demonstrando o cuidado e a sensibilidade do governo municipal em preservar a cultura. Esse espaço será um ganho significativo para as academias e para o centro da cidade”, afirmou.
A escritora e membro da Academia Feirense de Letras, Cláudia Gomes, também celebrou o anúncio.

“Vai ser um abrigo para todos nós escritores e academias. A gente não tem um espaço próprio. Agora será um local para disseminar nossa identidade e memória”, disse.