23/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioPolítica
3 min de leitura

Deyvid Bacelar comemora licença do Ibama para exploração de petróleo na Margem Equatorial

As atividades de perfuração serão iniciadas imediatamente e devem durar cerca de cinco meses.

Redação:
segunda-feira, 20 de outubro de 2025 às 17:16
Imagem de Deyvid Bacelar comemora licença do Ibama para exploração de petróleo na Margem Equatorial

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comemorou nesta segunda-feira (20) a liberação da licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a Petrobras possa perfurar o primeiro poço em águas profundas da Margem Equatorial, a cerca de quinhentos quilômetros da Foz do Amazonas.

“Finalmente, depois de muito diálogo entre o Ibama e a Petrobras, saiu a licença para a perfuração. A FUP comemora essa notícia que vai possibilitar certamente a garantia de nossa soberania energética”, festejou Bacelar.

As atividades de perfuração serão iniciadas imediatamente e devem durar cerca de cinco meses. Ao longo do processo, segundo o coordenador, a Petrobras cumpriu o papel de realizar toda a análise pré-operacional com exercícios simulados.

“Esse poço pioneiro vai permitir que sejam aprofundados os estudos geológicos na região. Em cinco ou seis anos teremos o início dessa produção de petróleo, que poderá ajudar no desenvolvimento econômico do país. Mas nós defendemos que esse desenvolvimento seja também social e sustentável. Essa riqueza precisará ajudar na proteção da floresta amazônica, da mata atlântica e da caatinga. E vamos lutar para que os projetos socioambientais sejam feitos em parceria com as comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, com os povos originários e com os trabalhadores e trabalhadoras que precisarão passar por todo um processo de requalificação profissional para terem espaço na nova indústria que está sendo gerada a partir da transição energética justa”, destacou o sindicalista.

Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo Lula, Bacelar teve papel decisivo no processo de licenciamento. “É importante garantir agora que os recursos da atividade exploratória na Margem Equatorial possam financiar a transição energética justa. Parabéns ao Ibama, que cumpriu o seu papel exigindo todos os cuidados necessários para autorizar o licenciamento desse poço pioneiro”, ressaltou.

Ele acrescentou ainda que “há um projeto de lei que está tramitando no Congresso e que precisa avançar visando à proteção das populações locais, criando fundos subnacionais para garantir que essa riqueza ficará no Norte e Nordeste do país, onde temos os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil”.

Em maio deste ano, o Senado Federal aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração da Margem Equatorial.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.