27/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioFeira de Santana
5 min de leitura

Feira de Santana sedia encontro estadual da agricultura familiar com presença do governador Jerônimo Rodrigues

Evento reúne prefeitos, vereadores e representantes de 400 municípios baianos no Centro de Convenções de Feira de Santana

Redação:
segunda-feira, 27 de outubro de 2025 às 15:51
Foto: Isabel Bomfim
Foto: Isabel Bomfim

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta segunda-feira (27), do Encontro Estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (FETAG-BA), realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento, que segue até terça-feira (28), reúne representantes de 403 municípios e mais de 700 participantes entre agricultores, sindicalistas e autoridades estaduais. Com o tema “Sindicalismo Forte, Campo Vivo, Brasil Soberano!”, o encontro tem como objetivo fortalecer o movimento sindical rural e discutir políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

Jerônimo destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Foto: Isabel Bomfim

“Tanto a minha origem rural quanto a minha missão de governador é fortalecer as ações do campo. Além dos investimentos em infraestrutura, queremos apoiar a saúde, a educação e as instituições que representam essa pauta”, afirmou o governador.

Jerônimo ressaltou ainda que a FETAG tem representação em 400 municípios da Bahia, o que demonstra seu papel estratégico na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais.

“Estamos aqui com o secretariado, prefeitos e vereadores para debater políticas públicas que fortaleçam o homem e a mulher do campo”, completou.

Foto: Isabel Bomfim

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, também participou do encontro e enfatizou o diálogo entre o governo e as entidades representativas como essencial para o avanço do setor.

Foto: Isabel Bomfim

“Esse momento é muito importante pra nós porque a FETAG congrega mais de trezentos sindicatos, mais de trezentos municípios. Eles organizam o povo para reivindicar e lutar, mas também para incentivar a produção de alimentos. A FETAG é um grande parceiro da agricultura familiar do estado”, disse o secretário.

Osni destacou que o governo busca ouvir as demandas diretamente das comunidades rurais para formular ações mais eficazes.

“Eles sabem o que mais precisam, seja em locais de seca, de muita chuva ou em tempos normais. Nosso papel é contribuir para que qualifiquem suas ações. Por isso é importante ouvir os desejos e sonhos dessas pessoas”, pontuou.

O secretário lembrou que a Bahia vive diferentes realidades climáticas e que a SDR tem atuado com ações emergenciais e estruturantes.

“Nós estávamos enfrentando um período de muita seca, com entrega de ração para animais. Em contrapartida, tivemos áreas com excesso de chuva, como em Monte Santo, onde açudes romperam e casas e animais foram perdidos. Já estamos preparando ações para essas comunidades”, informou.

Questionado sobre as ações voltadas ao município sede do evento, Osni destacou os investimentos em regularização fundiária e agroindústrias.

“Recentemente entregamos títulos de terra para famílias, estamos ampliando essa ação, e há agroindústrias em funcionamento e outras em fase de entrega. Com a entrada do prefeito no consórcio, Feira vai poder contar com o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, o que facilita a comercialização, já que o município é um grande centro comprador e de oportunidades”, explicou.

O presidente da FETAG-BA, Luiz Oliveira, destacou que o encontro marca uma nova etapa de fortalecimento do sindicalismo rural no estado.

Foto: Isabel Bomfim

“Esse evento tem o cunho de reativar e restabelecer o sindicalismo rural. São mais de 700 participantes, representando 403 cidades. A presença do governador é fundamental, porque é através dele que conseguimos levar políticas públicas que beneficiam não só os sindicalistas, mas todos os agricultores e agricultoras que produzem alimento e renda no campo”, declarou.

O evento conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A programação inclui painéis, debates e preparação para o Encontro Nacional da Agricultura Familiar, previsto para dezembro, com a presença do presidente Lula e a participação de mais de mil cooperativas, sendo 400 apenas da Bahia.

“Vamos mostrar a capacidade de produção e organização do povo que produz. Esse é o desafio que está posto, e nós estamos colados nisso, sabendo da importância desse setor para o Brasil”, concluiu Osni Cardoso.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.