Senador baiano afirma que decisão foi tomada em entendimento com Lula e diz que foco será a defesa de sua inocência e os desafios eleitorais de 2026
O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou seu afastamento da liderança do governo no Senado Federal após passar a ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras relacionado ao Banco Master.
A decisão foi formalizada após uma reunião realizada nesta quarta-feira (24) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro teve duração de aproximadamente duas horas e terminou com o entendimento de que Wagner deixaria temporariamente a função que exercia na articulação política do governo no Congresso Nacional.
Por meio das redes sociais, o senador afirmou que a medida foi tomada em consenso com o presidente e destacou que pretende concentrar seus esforços na defesa pessoal diante das investigações. Segundo ele, este é o momento de esclarecer os fatos e demonstrar sua inocência perante a Justiça.
Além da defesa, Wagner ressaltou que pretende direcionar sua atuação política para as eleições de 2026. O parlamentar citou o apoio à tentativa de reeleição do presidente Lula, à continuidade do governo de Jerônimo Rodrigues na Bahia e à sua própria candidatura para permanecer no Senado, ao lado do ministro Rui Costa.
O afastamento ocorre em meio à repercussão da nova etapa da Operação Compliance Zero, que investiga possíveis irregularidades financeiras envolvendo o Banco Master. Até o momento, o senador nega qualquer participação em práticas ilícitas e afirma que colaborará com os esclarecimentos necessários durante o andamento das apurações.