24/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioSaúde
2 min de leitura

Duas pessoas morrem por febre maculosa em Leme, no interior de São Paulo

Duas pessoas morrem por febre maculosa em Leme, no interior de São Paulo

Redação:
terça-feira, 04 de novembro de 2025 às 16:43
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Duas pessoas morreram pela febre maculosa, na cidade de Leme, interior de São Paulo, na semana passada. Nomes, gênero ou idade das vítimas não foram divulgados. 

A Secretaria de Saúde do município confirmou a informação e afirmou que equipes técnicas da prefeitura adotaram todas as medidas de controle e vigilância assim que os casos foram notificados. Ações de contenção estão sendo realizadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.

O interior de São Paulo tem enfrentado um aumento nos casos de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato. Em Salto, cidade localizada a cerca de 90 quilômetros de Leme, três mortes foram registradas em 2025. Um parque municipal foi interditado pela prefeitura após a confirmação de que duas das vítimas haviam frequentado o local.

Neste ano, o estado já contabiliza 36 casos da doença, com 20 mortes até novembro, número superior aos 18 óbitos registrados até outubro. Em todo o ano passado, foram 72 casos e 26 mortes.

A febre maculosa, também chamada de doença do carrapato, é uma infecção bacteriana grave causada por micro-organismos do gênero Rickettsia. A transmissão ocorre por meio da picada do carrapato, geralmente encontrado em áreas com animais domésticos, como cães, gatos e gado, e em regiões com vegetação alta. A doença apresenta alta taxa de letalidade e requer diagnóstico e tratamento rápidos.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.