22/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioBrasil
1 min de leitura

Ceará registra primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas

Doença foi detectada em uma propriedade com criação de subsistência em Quixeramobim

Redação:
sábado, 19 de julho de 2025 às 16:11
Imagem de Ceará registra primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas

O Ceará registrou o primeiro foco de gripe aviária em uma criação de subsistência — destinada ao consumo familiar — no município de Quixeramobim, no Sertão Central. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) confirmou a ocorrência na quinta-feira (17), após análise de amostras enviadas em 8 de julho ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuário, em Campinas (SP).

Em resposta, a Adagri iniciou na sexta-feira (18) as ações do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura. A propriedade foi interditada e as aves, submetidas à eutanásia para controle sanitário. A agência também inspeciona outras criações em um raio de 10 km, com possível vínculo com o foco inicial.

Segundo a Adagri, o consumo de carne de aves e ovos – caseiros ou comercializados – continua seguro, pois a gripe aviária não é transmitida por alimentos. O risco para humanos é considerado baixo, restrito a pessoas com contato direto com aves infectadas. O órgão reforça a importância de medidas de biossegurança nas criações.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.