22/06/2026
--
De Olho na Cidade
InícioSaúde
1 min de leitura

Ministro espera iniciar atendimento de usuários do SUS na rede privada em agosto

Atendimentos feitos serão convertidos no abatimento de dívidas com o governo federal ou em um crédito tributário para impostos

Redação:
terça-feira, 24 de junho de 2025 às 16:14
Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI
Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (24) que a previsão é que, em agosto, hospitais da rede privada comecem a oferecer atendimentos especializados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida visa reduzir as filas para atendimento nos hospitais públicos e as unidades particulares que aderirem à parceria terão, em troca, dívidas abatidas com a União e créditos financeiros.

A política poderá ser aderida por hospitais privados com ou sem dívidas com a União. Os atendimentos feitos serão voltados para seis áreas prioritárias — oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia — e convertidos no abatimento de dívidas ou em um crédito tributário para o pagamento de impostos, com o teto de R$ 2 bilhões por ano. 

As empresas poderão cadastrar os valores neste ano, e abatê-los a partir de 2026. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 3.537 instituições privadas de saúde possuem dívidas com o governo federal, em um valor estimado em R$ 34,131 bilhões.

Compartilhar:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nosso Termos de Uso.