Imunizante passa a fazer parte do calendário nacional e protege contra um número maior de variantes da bactéria responsável por pneumonia e meningite
O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina Pneumo 20 em todo o Brasil. O imunizante passa a integrar oficialmente o Calendário Nacional de Vacinação e representa um avanço na prevenção de doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite e infecções generalizadas.
A nova vacina oferece proteção contra 20 sorotipos da bactéria, ampliando a cobertura em relação às versões anteriormente utilizadas na rede pública de saúde. A estratégia do governo é substituir gradativamente os imunizantes atuais pela nova formulação.
Nesta primeira etapa, a prioridade será a imunização de crianças com menos de cinco anos que ainda não concluíram o esquema vacinal previsto. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da proteção pode contribuir para a redução de casos graves da doença pneumocócica e de complicações decorrentes de infecções de ouvido, conhecidas como otites.
Para garantir a implementação da nova estratégia, mais de 570 mil doses já foram encaminhadas aos estados desde maio. A expectativa é que, até o final do ano, mais de 6 milhões de unidades sejam distribuídas em todo o país.
Dados do governo federal mostram a relevância da medida. Entre 2023 e 2025, foram registrados cerca de 4,6 mil casos de meningite pneumocócica no Brasil, com aproximadamente 1,4 mil mortes. Entre crianças menores de cinco anos, o período contabilizou 616 diagnósticos e 188 óbitos.
Além do público infantil, a Pneumo 20 também estará disponível para grupos prioritários, incluindo idosos acamados ou residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada e pacientes com condições clínicas especiais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).